Ao todo, 21 bairros de Cuiabá foram afetados pelo temporal que atingiu a Capital no final da tarde dessa terça-feira (8). Segundo dados da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, as equipes de emergências atenderam, pelo menos, 110 ocorrências na Capital, entre alagamentos, quedas de árvores e pedidos de resgates.
As chuvas começaram por volta das 16h da terça-feira e atrapalharam as atividades do Mutirão de Limpeza, organizado pela Prefeitura, em comemoração ao aniversário de Cuiabá. Vários pontos importantes da cidade foram alagados, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon, o Shopping Popular e o Córrego do Barbado.
Os bairros mais afetados estão Centro, Boa Esperança, Campo Verde, Carumbé, Despraiado, Dom Aquino, Jardim Alencastro, Jardim das Américas, Jardim Itália, Jardim Tropical, Jardim Petrópolis, Quilombo, Nossa Senhora Aparecida, Tancredo Neves, Pedregal, Santa Isabel, São Matheus, Sol Nascente, Grande Terceiro, Jardim Leblon, Parque Geórgia e Aráes. No bairro Dom Aquino, duas residências apresentaram colapso estrutural.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Alessandro Borges, a intensidade da chuva surpreendeu os órgãos de monitoramento. “A previsão era de alerta amarelo, indicando chuva moderada, mas o que enfrentamos foi uma precipitação muito forte em um curto período, de aproximadamente uma hora. Como resultado, registramos ocorrências em 21 bairros da cidade, com destaque para o Pedregal, onde uma rua inteira foi tomada pela água”, explicou.
Entre as operações de resgates, os bombeiros atenderam 16 inundações e 24 quedas de árvores. As equipes, em alguns casos, precisaram se deslocar de barco para efetuar o resgate de pessoas ilhadas. Não houve registro de feridos.
Até o momento, a Defesa Civil já realizou os trabalhos emergenciais e providenciou colchões, cobertores e kits dormitórios para os cidadãos afetados, principalmente os do Pedregal.
Próximos dias
Mesmo que o temporal durante o aniversário de Cuiabá tenha sido intenso, a previsão para os próximos dias aponta para mais chuvas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Capital está sob alerta de perigo para chuvas intensas, com volume d’água esperado de até 100 mm por dia.
O coronel Alessandro Borges alertou a população para terem precauções caso o cenário dessa terça-feira se repita.
“Solicito aos motoristas que evitem as áreas alagadas. Se chegar e tiver água transbordando desses córregos, parem em um local mais alto, não tentem ultrapassar, porque, dependendo da correnteza e da altura desse transbordamento, o carro pode ser puxado para o leito do córrego e aí será uma tragédia, não só de bens patrimoniais, mas como de vidas também”, advertiu.
Já os cidadãos que estiverem em casa, é recomendável que deixem a residência assim que chegar próximo ao nível da rua. Além disso, é importante acionar os órgãos responsáveis pelo telefone de contato, o 193.