Ex-assessor Cefas Luiz Paulino afirmou que trabalhou para André Janones de 2017 a 2022
Cefas Luiz Paulino, ex-assessor do deputado federal André Janones (Avante-MG), afirma ter sido comum a prática de rachadinha no gabinete do parlamentar em Brasília. Em entrevista à CNN, Cefas Luiz detalhou um esquema em que vários funcionários eram obrigados a repassar dinheiro vivo ou custear despesas pessoais de Janones, como compras de supermercado, restaurantes e taxas de hospedagem.
“Vários funcionários passavam o dinheiro vivo ou algumas pessoas pagavam despesas dele [Janones], como compras de supermercado, restaurante, taxas de hospedagem no local, etc. Funcionários tinham que pagar do próprio bolso”, relatou Cefas Luiz.
A atual prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes, segundo Cefas Luiz, era ex-assessora de Janones e responsável por arrecadar o dinheiro proveniente da rachadinha dos funcionários. O ex-assessor afirmou que Leandra Guedes, na época namorada e assessora do deputado, tinha a responsabilidade de lidar com o dinheiro em espécie, ressaltando que “nada era pago em banco. Era em dinheiro vivo”.
Cefas Luiz trabalhou para André Janones de 2017 a 2022. Seu nome consta no site da Câmara dos Deputados como secretário parlamentar lotado no gabinete de Janones em 2019 e 2022.
O áudio divulgado, gravado no dia cinco de fevereiro de 2019 no anexo 4 da Câmara dos Deputados, atribuído a André Janones, reforça as explicações de Cefas Luiz. Na gravação, Janones teria se reunido com funcionários e cobrado parte dos atrasos dos assessores para custear despesas, justificando a prática em virtude das perdas financeiras sofridas em sua campanha à prefeitura de Ituiutaba.
O jornal da CNN entrou em contato com Leandra Guedes, prefeita de Ituiutaba, e o gabinete do deputado André Janones e não obteve resposta de ambos.