A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) de extrema-esquerda voltou a atacar no senado, o Presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por direcionar a agenda legislativa do presidente para temas como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF), em detrimento da priorização da reforma tributária.
“O que o presidente do Senado Rodrigo Pacheco pretende com tantas pautas fora de hora? Foi a PEC do STF, agora volta a falar em mandato para ministros do Supremo e o fim da reeleição”, questionou Gleisi. “A quem interessa isso, extrema-direita alimentar? O país tem outras prioridades, como a continuidade da reforma tributária e outras tantas pautas económicas”, acrescentou o presidente do PT.
Rodrigo Pacheco reforçou na sexta-feira (1) sua intenção de pautar, já no início de 2024, a PEC que institui um mandato fixo de 12 anos para os ministros do STF. Contudo, destacou que a medida não será retroativa, passando a valer apenas para as próximas periodicidades. Além da PEC do mandato, Pacheco planeja incluir na agenda legislativa o fim da reeleição no Brasil e a instituição de um mandato fixo de 5 anos para presidentes, governadores e prefeitos.
“São dois temas muito seguros de serem discutidos no início do ano que vem”, afirmou Pacheco em entrevista durante sua participação na COP28 em Dubai, integrando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).