O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) requereu a condenação de 17 pessoas investigadas na “Operação Armagedon-Omertá III”. O pedido foi protocolado à 1ª Vara Criminal da Comarca de Campo Grande no último dia 16 de janeiro.
A denúncia do Gaeco resulta de uma investigação que inicialmente visava apurar a prática de crimes como organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, corrupção, tortura, extorsão, homicídios, e outros delitos correlatos. A investigação revelou que 21 pessoas integravam uma ampla organização criminosa, com cada membro desempenhando funções específicas, sendo liderada por Jamil Name.
Após a conclusão da investigação, os promotores encaminharam o processo à justiça, solicitando a condenação de 17 indivíduos, incluindo o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos.
A “Operação Armagedon-Omertá III” teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa atuante em Mato Grosso do Sul, especialmente na região de fronteira, envolvida em crimes como tráfico de armas, homicídios, corrupção e lavagem de dinheiro.
Durante a operação, foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, 2 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Campo Grande, Ponta Porã, Ivinhema, e com o apoio do GAECO de São Paulo, em Peruíbe, interior daquele estado.
A investigação evidenciou a atuação conjunta da organização criminosa liderada por Jamil Name e Jamil Name Filho, alvo da primeira fase da Operação “Omertà”, em colaboração com outra organização criminosa. Ambas as organizações contavam com o auxílio de agentes estatais de segurança pública.
Entre os envolvidos, constam um policial federal e um policial civil, para os quais o Gaeco solicita a perda do cargo público, alegando a incompatibilidade de suas condutas criminosas com a permanência nas instituições.
Segue abaixo a relação de condenação solicitada pelo Gaeco para os principais envolvidos:
- Fahd Jamil
- Flávio Correia Jamil Georges
- Jamil Name Filho
- Benevides Cândido Pereira
- Cinthya Name Belli
- Davison Ferreira de Farias Campos
- Everaldo Monteiro de Assis
- Euzébio de Jesus Araujo
- Frederico Maldonado Arruda
- Jerson Domingos
- Lucas Silva Costa
- Lucimar Calixto Ribeiro
- Marcelo Rios
- Marco Monteoliva
- Paulo Henrique Malaquias de Souza
- Rodrigo Betzkowski de Paula Leite
- Vladenilson Daniel Olmedo