A eleição de 2022 derrotou dois políticos marcantes: André Puccinelli (MDB) e Marquinhos Trad (PSD). O ex-governador sofreu neste domingo, 2, a segunda derrota da carreira política. Ele terminou em terceiro lugar, ficando fora do segundo turno. Já Marquinhos Trad (PSD), que renunciou à Prefeitura de Campo Grande, para disputar as eleições, sofreu sua primeira derrota desde 2004, quando foi eleito vereador de Campo Grande. O ex-prefeito amargou o sexto lugar na disputa.
Desde janeiro, todas as pesquisas eleitorais de intenção de votos ao governo do Estado colocavam André Puccinelli e Marquinhos Trad no segundo turno. No final de setembro, Riedel começou a aparecer em algumas pesquisas, mas com André em primeiro. Apenas o instituto Veritá acertou o resultado.
Com 100% das urnas apuradas, Capitão Contar e Eduardo Riedel foram para o segundo. Contar teve 26,71% dos votos, o que representa 384.275 votos, Riedel 361.940 votos, ou 25,17%.
Azarão, o deputado estadual bolsonarista Capitão Contar (PRTB) chegou ao segundo turno sem amarras políticas e fundo milionário. Já o ex-secretário Eduardo Riedel (PSDB), mostrou a força da máquina Estadual. O candidato do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) contava com o apoio de 73 dos 79 prefeitos do Estado, além do apoio de mais de 400 vereadores e de boa parte da imprensa local, que é financiada pelo governo do Estado.