O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou à sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, para prestar depoimento no inquérito que investiga um suposto plano golpista para mantê-lo no Palácio do Planalto após as eleições de 2022.
Segundo informações apuradas pela CNN, Bolsonaro e mais 22 pessoas serão ouvidas em oito unidades da federação, incluindo Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Ceará, a partir das 14h30.
A PF está apurando se auxiliares e aliados da gestão anterior discutiram um plano, descrito em uma “minuta golpista”, para impedir que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumisse o poder em caso de vitória eleitoral.
As investigações se baseiam em vídeos, mensagens e documentos apresentados após o acordo de delação premiada do ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Apesar das tentativas da defesa de Bolsonaro de adiar o julgamento por três vezes, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou os pedidos.
Embora tenha sido impedido por Moraes de adiar o depoimento, Bolsonaro planeja manter-se em silêncio durante o processo.