(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Ministro de Israel volta a criticar Lula: “Peça desculpas!”

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, renovou suas críticas ao presidente Lula (PT) nesta quarta-feira (28), exigindo que ele se desculpe por declarações sobre a atuação de Israel na Faixa de Gaza. Na terça-feira (27), o chefe do Executivo brasileiro afirmou que “não usou a palavra Holocausto” ao comparar os ataques israelenses na região ao extermínio de judeus perpetrado por Adolf Hitler (1889-1945) durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Katz argumentou que Lula foi “evasivo” ao negar ter mencionado o Holocausto. “Lula, você afirmou que a legítima guerra de Israel contra o Hamas em Gaza é equivalente ao que Hitler e os nazistas fizeram aos judeus”, declarou o ministro em uma postagem escrita em português em seu perfil no X (ex-Twitter).

O ministro acusou o presidente brasileiro de desrespeitar a memória dos 6 milhões de judeus assassinados. “Envergonhe-se e peça desculpas”, disse Katz. Ele compartilhou uma imagem de um sósia de Lula segurando uma placa com a frase “eu não disse Holocausto” escrita em inglês.

Lula é considerado “persona non grata” em Israel até que se desculpe pela declaração.