A diplomacia brasileira liderada pelo presidente Lula (PT), traí a democracia e os venezuelanos ao não pressionar o regime de Maduro por eleições justas.
O governo brasileiro falhou em garantir eleições transparentes na Venezuela, permitindo que Maduro manipulasse o processo para banir a verdadeira oposição e favorecer candidatos cúmplices do regime.
O caso de María Corina Machado, líder da Plataforma Unida Democrática (PUD), cujos direitos políticos foram cassados por 15 anos. Apesar de indicar uma substituta legal, Corina Yoris, o sistema de registro eleitoral permaneceu bloqueado para a PUD, impedindo sua participação nas eleições.
A inação do Brasil diante das artimanhas de Maduro contribui para a continuidade do regime ditatorial, beneficiando um criminoso que enfrenta acusações graves no Tribunal Penal Internacional por violações aos direitos humanos.
Quais os motivos que levaram a diplomacia brasileira a se omitir diante da crise venezuelana? que já gerou milhões de refugiados em busca de segurança e oportunidades em outros países da América Latina.
Não há desculpas para a postura do governo brasileiro, as consequências são devastadoras da colaboração com regimes autoritários como o de Maduro.