O prazo para os eleitores de todo o Brasil regularizarem seus títulos para as eleições municipais deste ano encerra nesta segunda-feira (8). Esta data também é o limite para aqueles que desejam obter o primeiro título, solicitar a mudança de domicílio, atualizar informações cadastrais e realizar a coleta de biometria. A partir de terça-feira, os serviços aos eleitores serão suspensos, pois os cartórios estarão focados na organização das eleições.
Alguns serviços podem ser acessados no portal do TSE. É possível, por exemplo, consultar e pagar multas por ausência em eleições anteriores.
Aqueles que estão se registrando como eleitores pela primeira vez devem ir ao cartório eleitoral para realizar a coleta de biometria.
Eleitores que ainda não cadastraram seus dados digitais também têm a opção de realizar esse procedimento no cartório até a próxima segunda-feira. O cadastro biométrico, que é gratuito, proporciona maior segurança ao processo eleitoral, segundo o TSE, prevenindo que alguém vote em nome de outra pessoa. Esse procedimento também auxilia na identificação de eleitores com múltiplos registros no cadastro eleitoral.
As eleições municipais deste ano serão realizadas em todo o Brasil, exceto no Distrito Federal e em Fernando de Noronha. O primeiro turno está agendado para 6 de outubro. Se necessário, o segundo turno ocorrerá em 27 de outubro, mas apenas em municípios com população superior a 200 mil eleitores.