Elon Musk, CEO da Starlink, anunciou através de seu perfil no Twitter/X a doação de 1 mil terminais de internet via satélite para auxiliar os socorristas em operações de busca e resgate nas regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A região, desde o dia 29 de abril, enfrenta condições climáticas severas, com um total de 428 dos 497 municípios do Estado impactados, conforme o último boletim da Defesa Civil. Musk assegurou que o uso dos terminais será gratuito até a completa recuperação da região.
Além disso, as operadoras de telefonia móvel TIM, Vivo e Claro estão oferecendo acesso gratuito à internet móvel para os habitantes afetados. A medida visa suprir a lacuna deixada pela deterioração dos serviços de telecomunicação, que têm dificultado as atividades de resgate. Em Bento Gonçalves, por exemplo, foram relatados períodos de completa falta de comunicação.
O serviço da Starlink, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2022, fornece conexão em áreas isoladas e está disponível por R$ 184 mensais, após um pagamento inicial de R$ 2 mil pelo equipamento.
As intensas chuvas também resultaram em cerca de 380 mil pessoas sem energia elétrica e 450 mil sem acesso à água, segundo informações da Defesa Civil divulgadas nesta quinta-feira. As infraestruturas rodoviárias foram igualmente comprometidas, com 81 trechos em 47 rodovias apresentando bloqueios totais e parciais.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia indica que as fortes chuvas continuarão entre os dias 10 e 12 de maio, especialmente nas regiões centro-norte e leste do estado, exacerbando a urgência dos esforços de auxílio e recuperação.