Junior Lourenço foi contra a ação movida pelo seu próprio partido
O Partido Liberal vai expulsar o deputado federal Junior Lourenço (PL-MA) que votou a favor de André Janones (Avante-MG) nesta quarta-feira (5) durante sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.
A informação foi passada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) no X.
– O Deputado Júnior Lourenço, que votou pra livrar Janones da cassação, será expulso do PL.
Lourenço votou favoravelmente ao relatório de Guilherme Boulos (PSOL-SP) para arquivar a denúncia apresentada pelo seu próprio partido pedindo a cassação de Janones por conta de um suposto esquema de rachadinha em seu gabinete.
Denúncias feitas por ex-assessores do deputado mineiro declaram que alguns funcionários receberiam salários maiores e devolveriam parte desse dinheiro para que ele pudesse arcar com os custos deixados por uma campanha eleitoral que ele concorreu, mas não venceu.
O processo discutido no Conselho de Ética é se ele poderia ser punido por algo cometido no mandato anterior. Boulos entendeu que Janones não pode ser punido e assim decidiu a maioria dos deputados votantes, incluindo Lourenço.
O deputado Maurício Marcon (Podemos-RS) disse em suas redes sociais que Junior Lourenço votou a favor das pautas do governo Lula (PT) em 70% dos casos.