Deputado proferiu termos considerados homofóbicos contra opositores
O deputado federal André Janones (Avante-MG) publicou uma nota em pedido de desculpas à comunidade LGBTQIA+ após usar termos considerados homofóbicos contra parlamentares de direita no Conselho de Ética do Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (5). Durante o conflito generalizado que ocorreu na sessão, o congressista disparou expressões como “boiola, bichona e v****”, na tentativa de ofender seus opositores.
Em publicação no X feita nesta quinta-feira (6), Janones disse ter usado palavras das quais não se orgulha.
– Passado o calor do momento, após um dia sendo atacado pelo ódio daqueles que não aceitam o resultado das urnas, ouvindo com muito sangue frio mentiras, insultos dos mais diversos e até ameaças, eu sinto que devo um pedido de desculpas a quem de fato merece. Eu sei que tem gente que passou pano para algumas falas que eu fiz, mas aqui me cabe reconhecer que, na tentativa de espelhar o bolsonarismo e “devolver na mesma moeda”, eu usei palavras das quais não me orgulho e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos – escreveu.
Ele prometeu ainda não voltar a utilizar esses termos.
– Quero me desculpar com a comunidade LGBTQIA+ e com todos que se sentiram ofendidos e fazer o compromisso de não cometer mais esse erro. No mais, vamos seguir trabalhando por um Brasil mais justo e por cenas mais honrosas que as promovidas ontem pela truculência dos golpistas de extrema-direita – completou.
ENTENDA
A sessão desta quarta, que culminou no arquivamento do pedido de cassação contra Janones por suspeita de rachadinha, foi marcada pelo embate entre ele e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Na ocasião, Nikolas discursou contra o congressista, descrevendo-o como o “maior divulgador de mentiras do Brasil”.
Ao fim da sessão, houve uma briga generalizada nos corredores da Câmara. Em dado momento, Janones chamou o deputado Éder Mauro (PL-PA) de “bichona” e “v****”, e Nikolas de “frouxo” e “boiola”. Por fim, ele foi contido e retirado do local por aliados.