(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Governo Lula deixa SP sem vacina para 2ª dose contra catapora

Ministério da Saúde tem enviado quantidade insuficiente do imunizante

Não há na capital paulista vacina suficiente para a aplicação da segunda dose da vacina contra a catapora. O Ministério da Saúde tem enviado quantidade insuficiente, segundo revelou a Secretaria Municipal da Saúde.

Diante da falta de imunizantes, a aplicação da primeira dose está sendo aplicada aos 15 meses. A segunda deverá ocorrer aos 4 anos.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a compra de vacinas cabe ao Ministério da Saúde, e o quantitativo é repassado às federações para distribuição aos municípios.

Em fevereiro, a pasta da Saúde fez uma compra internacional emergencial. No mesmo mês, o estado de São Paulo pediu 230 mil doses, mas só recebeu 46 mil.

O ministério comandado por Nísia Trindade disse, em nota, que o laboratório responsável pela produção da vacina contra a varicela tem enfrentado problemas técnicos que afetaram a regularidade da distribuição no primeiro semestre.

Entre janeiro e junho, a cidade de São Paulo teve 69 surtos de catapora com 127 casos. Escolas e creches são os locais de maiores incidências de surtos da doença. As informações são da Folha de S. Paulo.