O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que decidiu se retirar da corrida eleitoral para evitar criar “distrações” no que ele descreveu como uma eleição crucial para o futuro dos Estados Unidos.
Em sua primeira entrevista desde que desistiu de tentar a reeleição, Biden disse à rede de televisão CBS que temia que, se continuasse na disputa, a atenção se concentraria nas críticas à sua candidatura.
– Vários de meus colegas no Senado e na Câmara acreditavam que eu prejudicaria a campanha, e eu temia que, se continuasse, essa seria a questão central – afirmou o presidente americano na entrevista, veiculada neste domingo (11).
O político do Partido Democrata, de 81 anos, enfatizou que, quando decidiu concorrer à presidência em 2020 para enfrentar o então presidente Donald Trump, ele se via como um líder “transitório”.
Ele disse que encara a eleição de novembro como de vital importância para a democracia dos EUA e que, embora estivesse “honrado” por ser presidente, tinha a “obrigação de fazer o que é melhor para o país”.