O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Comunista do Vietnã (PCV) assinaram um protocolo de cooperação política na sede do PT em Brasília na segunda-feira, 26. Segundo o PT, o acordo está baseado em “igualdade, independência, respeito mútuo e não interferência em assuntos internos”.
A delegação vietnamita, chefiada por Nguyen Trong Nghia, secretário do Comitê Central e presidente da Comissão para Informação e Educação do PCV, fez sua primeira visita ao Brasil. O secretário comentou sobre a visita: “Um momento de alegria”.
Durante seu discurso, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT e deputada federal (PR), criticou o liberalismo econômico, afirmando: “O governo do presidente Lula representa uma oportunidade para fortalecer nossos laços na luta contra o liberalismo”.
Antes da cerimônia, Gleisi destacou que o intercâmbio político com o PCV é “muito importante” para a história do PT. Ela também abordou as eleições de outubro no Brasil, dizendo que é necessário formar uma frente “democrática e progressista” contra o suposto “fascismo” no país.