(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

X sai do ar no Brasil após ordem de Alexandre de Moraes.

Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a suspensão da rede social X (anteriormente Twitter) no Brasil, usuários começaram a notar falhas no acesso à plataforma a partir da meia-noite deste sábado. Para alguns clientes da operadora Claro, por exemplo, poucos minutos após o horário, a plataforma já estava fora do ar nas versões para desktop, embora as versões para celular ainda estivessem funcionando para alguns usuários.

Clientes da Vivo também relataram falhas tanto no aplicativo para celular quanto na versão para computador, e o mesmo ocorria com clientes de outras operadoras. Pouco depois da meia-noite, o site Downdetector, que monitora problemas de rede, registrou um aumento significativo nas notificações de falhas, com dez vezes mais relatos do que durante o dia, alcançando um pico de 903 notificações às 0h02. O número de relatos diminuiu durante a madrugada, mas voltou a subir por volta das 6h da manhã, atingindo 139 notificações às 6h32.

Moraes determinou a suspensão da rede social X após Elon Musk, proprietário da plataforma, recusar-se a nomear um representante para responder pela empresa no Brasil. Moraes alegou que a plataforma tentou se esquivar da jurisdição brasileira com a intenção criminosa de evitar o cumprimento das determinações judiciais. A empresa, por sua vez, argumenta que as decisões do STF violam a legislação brasileira e que seus funcionários no país estão sendo ameaçados de prisão.