Em entrevista ao jornal The New York Times, dos Estados Unidos, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, defendeu o papel do Judiciário brasileiro, afirmando que o Poder tem “defendido vigorosamente a democracia”. Barroso fez essa declaração ao comentar sobre o avanço da extrema direita no cenário global.
— A extrema direita ataca instituições, dissemina desinformação e, ainda sob investigação, talvez tenha até tentado promover um golpe de Estado — disse Barroso.
O presidente do STF também abordou as “ações extremas” tomadas pela Corte, contextualizando a necessidade dessas medidas à época. Ele relembrou episódios como a demonstração militar em frente ao Supremo, que buscava intimidar a instituição, além de um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para que aviões voassem baixo sobre o STF com o objetivo de quebrar as janelas. Barroso ainda destacou que enfrentaram um presidente que, no Dia da Independência, atacou ministros do Supremo pessoalmente e ameaçou descumprir decisões judiciais.