Milhões de eleitores dos Estados Unidos irão às urnas nesta terça-feira, 5, para escolher o próximo presidente dos EUA, em uma das eleições mais acirradas dos últimos tempos.
Os horários de votação variam conforme o Estado, cada um com suas regras eleitorais, além de quatro fusos horários no país. Em New Hampshire, a tradição do “voto da meia-noite” (2h no horário de Brasília) abre a votação. Ao longo do dia, cada Estado seguirá sua própria programação. As últimas urnas serão fechadas no Alasca e no Oregon, às 2h de quarta-feira, 6, horário de Brasília.
A contagem começa logo depois do fechamento das urnas, e geralmente o vencedor é anunciado antes de toda a contagem ser concluída. No entanto, os especialistas não esperam resultados imediatos, principalmente em Estados decisivos. Em 2020, Joe Biden foi apontado como vencedor apenas quatro dias depois da eleição, no dia 7 de novembro.
Diferentemente do Brasil, que possui o Tribunal Superior Eleitoral para centralizar a contagem, nos EUA, a imprensa desempenha papel crucial.
Para acesso a informações em tempo real, notícias e análises com clareza e objetividade, o jornal independente, O Grito da Liberdade está comprometido em fornecer atualizações sobre as eleições americanas por meio de suas contas no Instagram e Telegram. Clique aqui para ser redirecionado e acompanhar!