A deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) tem adotado cautela diante da possível fusão entre o PSDB e o Podemos, que poderá ser oficializada ainda neste mês. Em entrevista, ao portal O Contribuinte, na manhã desta quarta-feira (23), a parlamentar deixou claro que sua decisão quanto ao futuro partidário está diretamente ligada aos próximos passos de dois dos principais líderes tucanos em Mato Grosso do Sul: o ex-governador Reinaldo Azambuja e o atual governador Eduardo Riedel.
“Na verdade, a gente está aguardando. Eu, pelo menos, pra falar por mim, estou aguardando o Reinaldo e o Riedel, que são os nossos líderes. Eu gostaria muito de caminhar com os dois, em específico com o Reinaldo”, afirmou.
Lia destacou a importância da trajetória que construiu ao lado de Reinaldo e Riedel dentro do projeto político que ajudou a consolidar o PSDB como uma das principais forças do Estado. A fidelidade ao grupo é, segundo ela, um fator determinante na hora de escolher um novo rumo.
“Construí minha vida política e republicana junto com o projeto do Reinaldo e do Riedel, então gostaria muito de seguir com os dois. Estamos esperando, então”, reforçou.
Apesar da inclinação pessoal em seguir com seus líderes, a deputada também revelou que outras siglas já demonstraram interesse em sua filiação. Entre elas, o PL que já teria feito um convite formal, além de um outro partido que ainda será avaliado.
Há também a possibilidade de permanecer no novo PSDB/Podemos, caso a fusão seja confirmada e os líderes decidam seguir com o projeto. “Posso ficar no PSDB/Podemos junto com o Caravina, que provavelmente, acho eu, posso”, avaliou, referindo-se ao Marcelo Caravina, que também tem papel central nas articulações.
A indefinição política em torno da fusão tem movimentado os bastidores da Assembleia Legislativa e pode provocar uma dança de cadeiras entre os deputados tucanos, tradicionalmente um dos maiores blocos da Casa.
O deputado estadual Zé Teixeira afirmou que irá se filiar ao PL. Mara Caseiro (PSDB), Pedro Caravina (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB) e Jamilson Name (PSDB) e aguardam.