O MDB de Mato Grosso do Sul aguarda uma decisão da direção nacional da sigla sobre a possível união com o Republicanos. Segundo o deputado estadual e ex-presidente do partido no Estado, Júnior Mochi, ainda não está definido se a parceria será por meio de fusão ou federação.
“Há uma conversa já avançada entre MDB e Republicanos em Brasília. Não sabemos ainda se será fusão ou federação, mas essas tratativas estão sendo conduzidas em nível nacional. Cabe a nós nos adequarmos à nova realidade que vier a ser definida”, afirmou o parlamentar.
Mochi informou que acompanha diariamente os desdobramentos da negociação em Brasília e que a decisão final deve ser respeitada pelas direções estaduais.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, já adiantou que uma fusão com outro partido está descartada. Segundo ele, a única possibilidade é a formação de uma federação com o Republicanos ou com o PSD, com foco nas eleições de 2026.
Ao contrário da fusão, que extingue os partidos envolvidos, a federação mantém as legendas juridicamente separadas, mas obriga atuação conjunta durante as eleições e no exercício dos mandatos.
A movimentação ocorre em meio a uma onda de reestruturação partidária no país. Na terça-feira (29), PP e União Brasil oficializaram a criação da federação União Progressista. PSDB e Podemos também discutem uma possível fusão.
Aliança com Riedel segue firme em MS
No cenário estadual, Júnior Mochi destacou que as possíveis mudanças não devem interferir no apoio do MDB à reeleição do governador Eduardo Riedel (PSDB).
“Independentemente de qual partido ele esteja, seja na fusão com o Podemos ou onde for, nós temos um compromisso de governo firmado com ele. Seguiremos apoiando sua candidatura à reeleição”, garantiu o deputado.