Em publicação na sua rede social Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a escolha do cardeal Robert Francis Prevost como papa Leão XIV. Ele disse que ‘é uma honra reconhecer que ele é o primeiro papa americano’.
Prevost é o primeiro papa dos Estados Unidos e o segundo das Américas, apenas atrás do papa Francisco.
‘Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost. É uma honra reconhecer que ele é o primeiro papa americano. Que emoção para o nosso país. Mal posso esperar para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento verdadeiramente significativo!’, escreveu.
Escolha do novo papa
Depois de quatro votações, o Vaticano anunciou, através da fumaça branca na Capela Sistina, que um novo papa foi eleito. A escolha foi por Robert Francis Prevost e seu nome será papa Leão XIV.
A escolha ocorreu após três fumaças pretas serem reveladas. A decisão fica próxima das duas últimas escolhas, de Bento XVI e Francisco, que também duraram dois dias.
Para ser eleito, o novo papa precisou do apoio de 89 dos 133 cardeais com menos de 80 anos com direito a voto.
O responsável pela tarefa do anúncio ao povo é o chamado cardeal protodiácono, cargo ocupado atualmente pelo francês Dominique Mamberti.
O texto que ele leu foi o seguinte:
‘Anuncio-vos uma grande alegria. Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor [primeiros nomes], Cardeal da Santa Igreja Romana [sobrenome], que se impôs o nome de [nome adotado como papa]’.