A bancada federal de Mato Grosso do Sul já conta com sete parlamentares favoráveis à instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O prejuízo estimado com os desvios ultrapassa R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
A mais recente adesão foi da senadora Soraya Thronicke (Podemos), que assinou o pedido nesta sexta-feira (9). “É hora de dar nome aos responsáveis e cobrar justiça. Não é apenas uma questão técnica — é uma tragédia humana”, declarou. Soraya ainda ressaltou que “milhares de aposentados estão sendo roubados sem saber, tendo descontos indevidos que comprometem a compra de remédios ou alimentos, levando a depressão, abandono e sofrimento”.
A senadora Tereza Cristina (PP) foi a primeira a apoiar formalmente a criação da comissão no Senado. No total, cinco deputados federais de Mato Grosso do Sul assinaram o pedido até o prazo final em 30 de abril: Rodolfo Nogueira (PL), Luiz Ovando (PP), Marcos Pollon (PL), Beto Pereira (PSDB) e Geraldo Resende (PSDB).
Fraudes no INSS e Operação ‘Sem Desconto’
A motivação para o pedido da CPMI foi a descoberta de um esquema nacional de descontos não autorizados em benefícios do INSS, investigado pela operação “Sem Desconto”, deflagrada em 23 de abril. As investigações, conduzidas desde 2023 pela Controladoria-Geral da União (CGU), identificaram que 72% das entidades envolvidas não tinham estrutura para prestar os serviços oferecidos aos beneficiários, além de não entregarem a documentação exigida.
Durante as apurações, 1.300 aposentados foram entrevistados, e mais de 90% relataram nunca ter autorizado os descontos aplicados em seus benefícios. “Alguns só descobriram que estavam sendo descontados durante as entrevistas”, relatou o ministro da CGU, Vinícius de Carvalho.
A operação cumpriu 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária — três foram cumpridos e três alvos continuam foragidos. As ações ocorreram em 15 estados e no Distrito Federal, incluindo Mato Grosso do Sul.