Ao ser recebido por Vladimir Putin em um jantar em Moscou na última quinta-feira (8), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava portando uma fita de São Jorge, símbolo russo de bravura militar, presa à lapela do paletó.
O adereço é utilizado há pelo menos 80 anos com sinal de apoio às tropas soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial, que terminou com a derrota da Alemanha nazista.
O símbolo, antes associado à resistência e à vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, foi apropriado pela engrenagem de propaganda do Kremlin. Sob o comando de Vladimir Putin – o líder russo com mais tempo no poder desde Josef Stálin —, o emblema passou a representar uma lealdade cega ao regime e seu projeto de poder.
Em entrevista publicada no mesmo dia pela New Yorker, Lula havia pedido o fim da guerra na Ucrânia durante uma ligação com o líder russo.
– Liguei para o Putin e falei: “Putin, acho que já está na hora de você voltar para a política. Acabe com isso. O mundo precisa de política, não de guerra. Você faz falta – afirmou o petista.
No dia seguinte, em discurso na Praça Vermelha em comemoração ao Dia da Vitória, Putin disse que “todo o país, a sociedade e a população apoiam os participantes da operação militar especial”.