Apenas nove estados aderiram ao novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, a CIN. Segundo o Ministério de Gestão e Inovação, somente Acre, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro estão emitindo o documento digital. O Distrito Federal está testando os serviços e Mato Grosso, Santa Catarina e Alagoas devem começar a emitir o documento ainda este mês.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está prestando apoio técnico aos estados para a efetivação do serviço e estuda estender o prazo limite para o fim de 2023, já que a maioria dos estados ainda não cumpriu a obrigatoriedade. Mato Grosso do Sul ainda não disponibilizou a emissão do novo documento..
NOVO DOCUMENTO DIGITAL
O novo documento é válido legalmente em todo o território nacional e tem o CPF como único número de identificação do cidadão. Pode ser emitido nos modelos em papel e policarbonato (plástico), além do formato digital, que fica disponível no aplicativo GOV.BR. Apresenta ainda um QR Code, código MRZ (emitido nos passaportes) e ícones com informações como o tipo sanguíneo de seu portador e se ele é doador de órgãos.
Para solicitar a nova carteira de identidade será preciso os seguintes documentos:
- .Certidão de nascimento ou casamento;
- Documento de identificação com foto;
- CPF regularizado