Bandeiras permanecerão a meio-mastro por três dias e sessão ordinária desta quinta-feira (25) foi cancelada.
A Câmara Municipal de Campo Grande decretou luto oficial de três dias em razão dos falecimentos do ex-prefeito da Capital e ex-governador de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda Soares, e da ex-vereadora e ex-deputada estadual Grazielle Salgado Machado. A medida foi oficializada por meio do Ato da Presidência nº 387/2026, publicado nesta quarta-feira (24) e assinado pelo presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto, o Papy.
Com a decisão, as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande permanecerão hasteadas a meio-mastro em frente ao prédio do Legislativo municipal durante o período de luto, como forma de homenagem às trajetórias políticas dos dois líderes públicos.
Em decorrência da medida, a sessão ordinária prevista para esta quinta-feira (25) foi cancelada.
Legado de Marcelo Miranda
Marcelo Miranda Soares faleceu aos 88 anos e deixa uma das mais importantes trajetórias políticas da história de Mato Grosso do Sul. Nascido em Uberaba (MG), em 1938, iniciou sua carreira pública na década de 1970.
Foi eleito prefeito de Campo Grande em 1976, comandando a Capital entre 1977 e 1979. Na sequência, assumiu o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, participando do processo de consolidação administrativa do Estado recém-criado.
Posteriormente, foi eleito senador da República e, em 1986, retornou ao comando do Executivo estadual após vencer as eleições para governador, tornando-se o primeiro chefe do Executivo sul-mato-grossense eleito pelo voto direto após a redemocratização do país. Seu mandato se estendeu até 1991.
Trajetória de Grazielle Machado
Grazielle Machado construiu sua carreira política com forte atuação no Legislativo municipal e estadual. Publicitária e professora, foi vereadora de Campo Grande por três mandatos consecutivos, entre 2005 e 2016, período em que também ocupou o cargo de primeira-secretária da Câmara Municipal.
Durante sua passagem pelo Legislativo da Capital, participou da criação da Escola do Legislativo, iniciativa voltada à qualificação de servidores públicos e à aproximação entre a população e o Poder Legislativo.
Mais tarde, foi eleita deputada estadual, alcançando, à época, a marca de mulher mais votada da história de Mato Grosso do Sul. Filha do deputado estadual Londres Machado e da ex-prefeita de Fátima do Sul, Ilda Salgado Machado, Grazielle integrava atualmente a equipe da Casa Civil do Governo do Estado.
Em nota, a Câmara Municipal manifestou profundo pesar pelas duas perdas e prestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Marcelo Miranda e Grazielle Machado, destacando a contribuição de ambos para a história política de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul.