(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

30 deputados protocolam pedido de impeachment de Lula

Um grupo de 30 deputados federais da oposição apresentou, nesta quarta-feira (29), um pedido de impeachment contra o presidente Lula.

Os parlamentares encaminharam ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), com o argumento que o chefe de Poder Executivo cometeu crime de responsabilidade ao coagir um representante do Poder Legislativo – em referência ao ex-juiz Sergio Moro; ao atacar instituições e agentes do estado – como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, – e ao manter pelo menos 67 investigados em cargos de comando do governo federal.

“A qualidade geral do governo, que, hoje, é um desgoverno demonstrado numa análise rápida de três pontos essenciais: desrespeito às instituições democráticas, improbidade e gestão econômica”, argumentam os deputados.

“Reiteradamente, o presidente da República ataca os ‘agentes da lei’ que atuaram na força-tarefa da Lava Jato, o que já teve sérias consequências para o combate à corrupção no país”, prosseguem os deputados, em sua maioria do PL e do Progressistas”.

Cria, assim, um ambiente de ‘ódio político’, desacreditando o trabalho independente das instituições republicanas.” São alguns trechos do documento de 20 páginas.

Porém cabe apenas ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), decidir se abre ou não um processo por crime de responsabilidade.