(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

MPF investiga Hélio Peluffo por crime eleitoral de compra de votos em favor de Riedel

O Ministério Público Federal abriu investigação contra o ex-prefeito de Ponta Porã e atual secretário de Estado de infraestrutura e logística, Hélio Peluffo (PSDB), por suposta compra de votos em favor do candidato eleito Eduardo Riedel (PSDB).

Durante as eleições no ano passado, Peluffo fez declarações que podem configurar a oferta de vantagens a quem comparecesse ao evento da candidatura de Riedel prometendo a “quem puder convidar, cada um 4 coquinhas para a gente fazer uma passeata no sábado que vem, 4 cada um, eu vou custear tudo”.

A declaração se configurou como compra de votos porque a conduta é vedada pelo art. 18 da Resolução n. 23.610 do TSE, “o oferecimento de qualquer vantagem ao eleitor, caracterizando inclusive abuso de poder, dizendo “eu vou custear tudo”, demonstrando uma flagrante irregularidade eleitoral, passível inclusive de ato de improbidade administrativa e crime de corrupção eleitoral”.

Caso seja constatada a compra de votos, Peluffo irá responder por abuso de poder com o oferecimento de vantagem ilícita ao eleitor.

No despacho, a Procuradoria destacou que apesar de ter passado o período eleitoral, é de interesse do Órgão a investigação de eventuais práticas de abuso dos poderes político, econômico e uso indevido dos meios de comunicação, inclusive sob a perspectiva criminal.