Nesta manhã (4) foi oficializada a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) também chamado de “Conselhão”. O órgão criado por Lula conta com 246 integrantes entre empresários bilionários e representantes de diversos segmentos, tendo como objetivo a discussão sobre políticas públicas.
Lula convidou para o grupo o Movimento dos Sem-Terra, apesar das sucessivas invasões às propriedades rurais que tanto ameaçam o agronegócio. Inclusive, a tensão no campo causada pelas invasões do MST motivou a instalação de uma CPI tendo o grupo como alvo principal.
Entre os ativistas estão Ayala Ferreira, do MST, Padre Júlio Lancellotti da Pastoral do Povo na Rua, Preto Zezé da Central Única das Favelas e René Silva, do Voz das Comunidades.
O “Conselhão” de Lula também conta com artistas e influencers digitais: Bela Gil, Felipe Neto, Nath Finanças e o cineasta Jorge Furtado.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu a presença de representantes do MST no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social: “O MST vai fazer parte do Conselhão? Que bom”.