A produção industrial encolheu 1% nos quatro primeiros meses de 2023, período que marca o início do governo Lula 3. A retração ocorreu em comparação ao resultado acumulado de janeiro a abril de 2022.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados nesta sexta-feira, 2. Eles fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).
Na comparação anual, houve retração de 2,7% em abril (dado mais recente). É o pior resultado para o setor desde janeiro de 2022.
“Diferentemente dos últimos três meses do ano passado, quando tivemos um saldo positivo acumulado de 1,5%, no início de 2023 há uma maior presença de resultados negativos”, afirma André Macedo, gerente da PIM.
Comparando abril com março de 2023, a queda foi de 0,6%. “As principais influências negativas vieram de produtos alimentícios (-3,2%), máquinas e equipamentos (-9,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,6%)”, informou o IBGE sobre a comparação entre os dois meses deste ano.
Por ter mais impacto no volume, o setor alimentício foi o destaque negativo. De acordo com o IBGE, a produção industrial desse segmento caiu em todos os quatro primeiros meses do governo Lula. A perda acumulada no período é de 7,3%.