Começa nesta segunda-feira (19) o período de inscrições para os estudantes que desejam concorrer a uma vaga em universidades públicas e institutos federais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para se inscrever no processo seletivo, que possibilita o ingresso no segundo semestre letivo deste ano, o estudante deve ter realizado a prova do Enem em 2022.
Podem se inscrever todos os participantes da edição 2022 do Enem que não declararam estar na condição de “treineiro” e tiraram nota maior que zero na prova de redação. A participação no Sisu é gratuita e as inscrições se encerram já nesta quinta-feira, dia 22 de junho.
Para participar da seleção, é preciso ter uma conta no sistema “gov.br”. Quem já se cadastrou, deve usar as mesmas informações para acesso. Caso não tenha feito, será redirecionado pelo site para isso. Quando o cadastro é concluído, o próprio sistema recupera as notas obtidas no Enem.
Os candidatos podem escolher até duas opções de curso e podem alterar as opções quantas vezes forem necessárias até o término do prazo de inscrição. Durante o período de inscrição, é possível acompanhar as notas de corte das opções de curso escolhidas e a classificação parcial do estudante.