A Polícia Federal deflagra operações em Dourados e Ponta Porã nesta quarta-feira (3). As investigações têm como alvos o tráfico de armas e o transporte aéreo de drogas na fronteira de Mato Grosso do Sul.
A Operação Angarius, em Ponta Porã, tem por objetivo desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por meio de aeronaves.
São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão, além do sequestro de bens móveis e imóveis e bloqueio de ativos financeiros. A lista inclui 17 veículos e o sequestro de um hangar, especializado na manutenção e abastecimento de helicópteros utilizados no crime.
Segundo a Polícia Federal, as ordens judiciais são cumpridas em Ponta Porã/MS e diversas outras cidades de São Paulo e de Santa Catarina.
Em Dourados, a Polícia Federal deflagra a operação “Almacén de Armas”, com o objetivo de neutralizar organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de armas.
A investigação iniciou a partir de um flagrante ocorrido no curso da Operação “Agropoison”, em/06/2023. Na ocasião, a polícia identificou um grupo criminoso estruturado para a prática de intenso e contínuo fluxo de tráfico internacional de armas para abastecimento de terceiros e outras organizações criminosas.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Umuarama/PR e Palotina/PR. Os investigados respondem pelos crimes de associação criminosa armada, tráfico internacional de arma de fogo, comércio ilegal de arma de fogo, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, com penas que somadas podem chegar a 47 anos de reclusão.