(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Candidato da direita, Javier Milei, lidera primárias na Argentina

O deputado federal Javier Milei, aliado de Jair Bolsonaro, surpreendeu nas urnas e ganhou as eleições primárias na Argentina realizadas no domingo (13). A votação funciona como uma prévia das eleições gerais de outubro no país. Se as eleições fossem hoje, dois opositores disputariam o segundo turno. O candidato governista ficaria de fora da disputa.

Apurados 97% dos votos, Javier Milei soma 30%. Em segundo lugar, ficou Patricia Bullrich, da coalizão Juntos pela Mudança, que somou 28,2%. Em terceiro lugar, o candidato governista, Sergio Massa, atual ministro da Economia, obteve 27,2%.

As prévias definem as chapas que vão concorrer na eleição presidencial de outubro. Milei concorre sozinho dentro da sua coalizão, mas tanto o governismo como a oposição tem mais de um candidato. Além de liderar o voto por chapas, Milei foi o candidato mais votado, com 7 milhões de votos.

Quem é Milei

Javier Gerardo Milei é economista, professor e deputado, líder da coalizão política conservadora e libertária de direita La Libertad Avanza, fundada por ele em 2021. Milei defende uma mudança radical no país ao propor um plano de ajuste fiscal de 15% do PIB, privatização de empresas públicas, eliminação de controles cambiais, dolarização da economia e extinção do Banco Central, entre outras propostas.