A eleição para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, órgão responsável por atender crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, ocorrerá neste domingo, 1°, das 8h às 17h. Todos os eleitores em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderão participar da escolha dos novos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024-2027. Para votar, é necessário comparecer aos locais de votação com documento de identidade com foto e o título de eleitor ou aplicativo e-Título.
Ao todo, 113 candidatos disputam a eleição. Sendo eleitos 40 membros titulares e 80 suplentes. A votação vai ocorrer em 56 polos, distribuídas pelas áreas urbana e rural. Clique aqui e veja os locais de votação e os candidatos.
A votação não é obrigatória, mas a participação popular é fundamental para definir os representantes que atendem crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis, entre outras funções.