Em todos os estados brasileiros os deputados estaduais tucanos só querem saber uma coisa, qual o futuro do PSDB e o que vai fazer para as eleições 2026, os de MS estão divididos e conversando com outros partidos para analisar a legenda e a chapa estadual e federal para o próximo pleito.
Uma data ainda não confirmada pelo presidente do partido e informada pela imprensa que no mês que vem o anúncio irá acontecer e conversando com pessoas próximas do partido e analistas políticos a expectativa é que o PSDB e o Podemos vão se fundir e transformar em um partido só, mesmo não sendo a preferência dos filiados tucanos.
Confirmando a informação de uma fusão, os deputados estaduais e federais vão ficar livres para trocar de partido sem perder o mandato e procurando um partido que tenha mais chance de ser eleito e a concorrência seja menor. Com o novo partido só de deputados estaduais serão sete. A Mara será candidata para federal, o deputado Jamilson pode ir para outro partido, o Zé Teixeira já foi convidado para se filiar no PL, a Lia Nogueira foi convidada pelo PP, porém é possível continuar no novo partido e tentar a reeleição na ALEMS. O deputado Caravina continua no partido que pode nascer em maio e o deputado Paulo Corrêa também. Do lado do Podemos o Rinaldo não tem intenção de sair e vai tentar a reeleição para deputado estadual.