O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o governo federal pretende retomar a reconstrução e o asfaltamento da BR-319, que conecta Porto Velho, em Rondônia, a Manaus, no Amazonas. Segundo o petista, será realizada uma reunião com senadores, governadores e ministros para reiniciar as discussões sobre a rodovia.
Em julho, a Justiça Federal determinou a suspensão da licença prévia para a reconstrução e o asfaltamento do trecho central da BR-319, que abrange 405 quilômetros e atravessa algumas das áreas mais preservadas da Floresta Amazônica. Ambientalistas alertam que o asfaltamento poderia facilitar o acesso de grileiros e madeireiros à região. O governo Lula se comprometeu a alcançar o desmatamento zero na Amazônia até 2030 e destaca a causa ambiental como uma de suas principais bandeiras em fóruns internacionais.
Neste contexto, nesta terça-feira (10), o presidente defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. “É necessário parar com a ideia de que a ministra Marina é quem se opõe à construção da BR-319”, afirmou durante uma visita à comunidade em Manaquiri (AM).