A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, usou um luxuoso sapato durante discurso da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela participou do evento em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 13.
A peça escolhida pela brasileira foi um Mocassim Paris, da grife Hermès. Um par do calçado é avaliado em R$ 8,5 mil — aproximadamente a seis salários mínimos no país.
Janja foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos EUA para participar da 68ª sessão da comissão sobre a situação da Mulher da ONU. De acordo com o Diário Oficial da União, a primeira-dama deve ficar fora do país até o próximo sábado, 16.
Enquanto usava seu calçado italiano, Janja discursou sobre os problemas que, segundo ela, o capitalismo causa na vidas das pessoas.
“A escritora brasileira Carolina de Jesus, mulher negra, mãe solo de três filhos, catadora de papel e moradora da primeira grande favela de São Paulo, disse que ‘quem inventou a fome são os que comem’”, disse a primeira-dama do Brasil. “Em um mundo capaz de produzir cerca US$ 1 de trilhão, a fome é uma escolha política.”
Janja ainda incluiu o programa Bolsa Família como política pública focada na questão de gênero. Na ONU, ela afirmou que as mulheres das famílias são as pessoas que recebem o benefício do governo Lula.
“Apesar dos retrocessos que o Brasil enfrentou nos últimos anos, retomamos no terceiro mandato do presidente Lula os esforços para novamente reduzir as pobrezas”, disse Janja.
“Isso só foi possível a partir de políticas sociais desenhadas a partir de uma perspectiva de gênero, como o Bolsa Família, que priorizou as mulheres chefes de família ampliando o seu empoderamento econômico.”
Foto: Divulgação/Twitter/X/@JanjaLula