A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) elegeu um novo presidente, nesta terça-feira, 2. O produtor rural Maurício Buffon vai ficar à frente do órgão durante o triênio 2024/27. Ele foi eleito por unanimidade, com uma nova mesa diretora.
Buffon é ex-presidente da Aprosoja Tocantins e deve tomar posse em 23 de abril, em Brasília, assim como a nova diretoria. Ele substitui Antonio Galvan, que presidiu a organização entre 2021 e 2024. Lucas Luís Costa Beber, de Mato Grosso, foi eleito vice-presidente.
De acordo com a Aprosoja, a entidade conta com representantes de praticamente todos os Estados produtores de soja. Fundada em 1990, a associação é considerada uma das maiores organizações de produtores rurais da América Latina.
Brasil é um grande produtor de soja
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é o segundo maior produtor de soja no mundo. O país fica atrás apenas dos EUA. Durante a safra 2022/23, o Brasil produziu 154,5 milhões de toneladas do grão em 44 milhões de hectares.
Mato Grosso é o maior produtor de soja do mercado brasileiro. Na última safra, o Estado produziu 45,6 milhões de toneladas da commodity, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Brasil exportou US$ 46,6 milhões de soja em grãos durante 2023. A soma da exportação de soja e seus subprodutos totalizou US$ 60,9 milhões no mesmo ano. Cerca de 60,7% da produção do grão é exportada, enquanto 39,3% são utilizados para consumo interno.