O avião que transportava o presidente Lula da Silva (PP), sobrevoava o território mexicano nesta terça-feira, 01, quando apresentou um problema técnico logo após a decolagem de volta ao Brasil. A informação foi confirmada pelo Itamaraty. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave presidencial está queimando combustível para garantir um pouso de emergência seguro na capital mexicana.
Em nota, a FAB afirmou que os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso, e que os pilotos aguardam o consumo necessário de combustível para retornar ao aeroporto de onde decolaram. A bordo da aeronave estão, além de Lula, a Primeira-dama Janja, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a senadora Soraya Thronicke (Podemos).
Lula estava no México desde o último domingo (29), onde participou da posse da nova presidente, Claudia Sheinbaum, além de se reunir com o ex-presidente López Obrador e participar de um fórum empresarial. Esta é a primeira visita de Lula ao México em seu atual mandato, e o país ocupa a posição de sexto maior parceiro comercial do Brasil. O comércio entre as duas nações somou US$ 14 bilhões em 2023, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. O governo brasileiro busca fortalecer acordos econômicos com o México, incluindo a redução de tarifas de importação e o livre comércio no setor automotivo.