Cassação de Janones é motivo de pedido apresentado pela bancada do PL, após revelação do caso das rachadinhas no gabinete do deputado mineiro.
A bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, eleita maior da Casa, formalizou nesta terça-feira (28) um pedido de cassação do mandato do deputado André Janones (Avante- MG). A medida é decorrente do escândalo relacionado ao caso das rachadinhas, que veio à tona com a revelação de áudios comprometedores.
O pedido de cassação de Janones foi protocolado e encaminhado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Posteriormente, a Presidência da Casa encaminhará o processo ao Conselho de Ética, responsável por avaliar o procedimento das acusações e tomar as medidas cabíveis.
Os áudios em questão, divulgados na segunda-feira (27), pelo portal Metrópoles, datado de 2019, durante o primeiro ano do atual mandato de Janones. Nas gravações, o deputado sugere a criação de uma “vaquinha” mensal entre os servidores de seu gabinete na Câmara dos Deputados. O montante arrecadado, conforme suas declarações, seria destinado ao financiamento da campanha política do seu grupo em 2020.
No áudio, Janones afirma: “Nós vamos dividir o valor entre nós, inclusive eu. Isso é, todos. E isso é legal. Às vezes, você confunde isso com devolver salário. Devolver salário é você ficar lá na sua casa dormindo, me dá seu cartão, todo mês eu vou lá e saco e deixo só um salário pra você. Isso é retorno.”