O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está agendado para prestar depoimento na Polícia Federal (PF) na terça-feira (27 de fevereiro de 2024) em relação a uma suposta “importunação intencional” a uma baleia durante um passeio de jet ski em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, ocorrido em 16 e 17 de junho de 2023.
A confirmação foi dada pelo advogado e assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, que também será ouvido no mesmo dia devido à sua participação no incidente.
O ex-chefe do Executivo permanecerá na capital paulista até quarta-feira (28 de fevereiro), hospedado na ala residencial do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo.
Nesta segunda-feira (26 de fevereiro), Bolsonaro tem compromissos com aliados. Na quarta-feira, ele passará por um check-up médico antes de retornar a Brasília.
PROTESTO NA AVENIDA PAULISTA
Bolsonaro chegou a São Paulo no sábado (26 de fevereiro) para participar de uma manifestação na Avenida Paulista. O evento foi organizado e financiado pelo pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo. O ato, que custou cerca de R$ 100 mil, foi inteiramente bancado pelo religioso.
Durante seu discurso, o ex-presidente negou qualquer tentativa de golpe e clamou por anistia aos manifestantes do 8 de Janeiro de 2023. Ele também expressou desejo por “pacificação”, “superar o passado” e encontrar “uma maneira de viver em paz”. Bolsonaro afirmou que, após deixar a Presidência, deixou o país e não contestou o resultado das eleições.