Conforme um alerta divulgado pela MetSul Meteorologia nesta quarta-feira, 13, uma onda de calor deve ganhar força no Sul, Centro-Oeste e sudeste do Brasil. O aumento da temperatura deve ser registrado a partir da segunda metade da semana, e os termômetros podem indicar valores acima dos 40ºC em diversas regiões do Centro-Sul do país. A “bolha de calor” deve marcar o fim do verão.
Os meteorologistas explicam que a responsável pelas temperaturas elevadas é uma massa de ar extremamente quente associada a essa “bolha de calor” que vem da Argentina e do Paraguai.
Temperaturas na ‘bolha de calor’ sobre o Brasil
Na terça-feira 12, a maior temperatura registrada no Brasil foi de 38,8ºC em Corumbá, MS. Já no interior de São Paulo, os termômetros registraram 35,7ºC nos municípios de Jales e Valparaíso. No Paraná, a temperatura chegou a 35,9ºC, em Maringá. E no Rio Grande do Sul, o calor chegou aos 36,8ºC, em São Borja.
Já na Argentina, a temperatura máxima foi de 44,5ºC, em Rivadavia; e no Paraguai, 41,6ºC, em Mariscal Estigarribia.
Onda de calor chega à Região Sudeste
A partir desta semana, tardes de intenso calor serão registradas nos quatro Estados do Sudeste brasileiro. A “bolha de calor” deve ser mais intensa no interior de São Paulo, com tardes com temperaturas entre 35ºC e 38ºC. Já na capital paulista, os piores dias de calor serão quinta-feira 14, sexta 15 e sábado 16, quando as máximas devem ficar entre 33ºC e 35ºC — com potencial para novo recorde no mês de março na cidade.
Porém, os meteorologistas informam que, a partir de domingo 17, pancadas de chuva voltarão à cidade de São Paulo, eliminando as chances de máximas mais altas.
Já na cidade do Rio de Janeiro, segunda maior cidade do Sudeste, o pior do calor está por vir. Isso porque todas as tardes entre sexta-feira 15 e o dia 20 de março, os termômetros cariocas devem registrar números entre 36ºC e 39ºC. Em alguns pontos do Rio, alguns dias podem superar os 40ºC. Mas por volta do dia 20 de março as chuvas intensas voltam à cidade maravilhosa.
Em Belo Horizonte, a previsão do tempo também é de bastante calor durante mais uma semana. Até o dia 20 os belo-horizontinos terão de suportar o predomínio do tempo firme. As máximas à tarde ficam entre 32ºC e 35ºC — muito acima da média para a época do ano, que é de 28,4ºC.