Câmara dos Deputados e Senado Federal devem prolongar a folga do carnaval e a previsão é que as sessões com votação voltem a ocorrer apenas em março, uma vez que as agendas das duas Casas Legislativas estão sem reuniões marcadas entre 17 e 27 de janeiro, segundo consulta feita aos registros do Congresso.
O retorno das sessões no Congresso depende, antes de tudo, das intensas negociações para definir as presidências das comissões, principalmente as mais estratégicas, que são alvo de disputa dos partidos. A polarização política que dominou o cenário nas últimas eleições permanece e coloca, mais uma vez, PT e PL, donos das maiores bancadas, em disputa. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), são as mais disputadas, bem como aquelas comissões que têm como pauta temais mais ideológicos.
No Senado, está prevista apenas uma sessão de entrega da comenda de incentivo à Cultura em 28 de fevereiro, além de uma sessão solene para relembrar o centenário da morte de Rui Barbosa (5/11/1849 – 1º/3/1923), marcada para 1º de março. A iniciativa de homenagear aquele que é considerado o patrono dos advogados, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU) partiu do presidente da Casa, o senador Rodrigo Pacheco (PSD).
Já na Câmara, estão agendadas apenas duas reuniões do grupo de trabalho da reforma tributária em 28 de fevereiro e 1º de março.