Membros da comissão concordaram em redirecionar o valor para ajudar aos gaúchos
Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados decidiu redirecionar R$ 15 milhões em emendas ao Orçamento de 2024 para atender ao Rio Grande do Sul.
O valor é referente ao direito garantido das comissões permanentes do Congresso, neste caso, são verbas disponíveis que estavam direcionadas ao Ministério da Justiça e à Polícia Rodoviária Federal.
A presidente da CCJ, deputada Caroline De Toni (PL-SC), explicou que as emendas continuarão indicadas para a pasta, mas que de lá serão redirecionadas para o estado atingido por fortes chuvas que prejudicaram mais de 2 milhões de pessoas.
– Com a situação de calamidade, essas emendas vão continuar sendo indicadas para o mesmo setor. No entanto, elas vão ser direcionadas, no ministério, para atender à situação de calamidade do Rio Grande do Sul – declarou a deputada.
Dados divulgados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (23) falam em 468 municípios atingidos, 65.762 pessoas em abrigos, 581.643 desalojadas, 806 feridas, 72 desaparecidas, e 163 mortes confirmadas.