O número de denúncias recebidas pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2023 é alarmante. Ao todo, o órgão já tinha registrado 1.412 alertas, entre reclamações e comunicados de corrupção no governo federal. Esse número equivale a cerca de quatro denúncias por dia neste ano de 2023, já sobre a gestão do presidente Lula (PT).
De todos os órgãos vinculados ao governo federal, o que possui um maior número de denúncias, comunicações e reclamações de corrupção é o Ministério de Saúde. Comandada pela ministra Nísia Trindade, a pasta conta com 140 manifestações em 2023. O detalhe é que as acusações contra a Saúde vem desde 2022 durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro (PL).
Atrás do Ministério da Saúde ficaram a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que é ligado ao Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad (PT). Todos os registros são mantidos em um sistema da CGU, mas a investigação de cada um deles, normalmente, acabam sendo realizadas por cada um dos órgãos envolvidos na denúncia.