A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, enfatizou que o Holocausto “não pode ser comparado a nada”. Sua declaração surge após o presidente brasileiro Lula (PT) comparar as ações de Israel na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus perpetrado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
“Seis milhões de judeus foram mortos pelo meu país, por fascistas na Alemanha que deliberadamente queriam acabar com a vida humana, a vida judaica. Não apenas na Alemanha, mas em toda a Europa”, afirmou a chanceler em entrevista à GloboNews.
Baerbock está no Brasil para o encontro dos ministros do G20 e destacou a importância de abordar o conflito entre Israel e Hamas durante a conferência. Ela enfatizou que expor o sofrimento dos cidadãos israelenses e palestinos é fundamental para alcançar a paz no Oriente Médio.
No domingo (18 de fevereiro), o presidente brasileiro comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista. Na ocasião, Lula afirmou que os palestinos estão sendo alvo de um “genocídio”.