(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

Ciro Gomes critica inquéritos de Moraes no STF: “Isto tudo é nulo”.

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) criticou, nesta quarta-feira (21), a condução dos inquéritos criminais pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Segundo Ciro, o magistrado está “produzindo nulidades” que podem levar à “impunidade dos malfeitores”.

Em um vídeo publicado no Instagram, Ciro criticou não apenas o uso inadequado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a produção de provas contra alvos dos inquéritos das fake news e das milícias digitais, conforme revelou a Folha de S.Paulo em 12 de agosto, mas também toda a condução das investigações pelo relator desde a abertura do inquérito das fake news em 2019.

Usando uma analogia com o futebol, Ciro acusou Alexandre de Moraes de acumular as funções de parte, relator e juiz dos inquéritos simultaneamente.

– Ele bate o lateral, faz o gol de cabeça e, como juiz, valida, mesmo com uma possível queixa de impedimento, e realiza ele mesmo a perícia do VAR. Como ele mesmo [Moraes] é o agredido, parece estar perdendo a isenção e o distanciamento – afirmou o ex-presidenciável.

Para Ciro Gomes, a duração prolongada do inquérito das fake news é anômala e, a esta altura, os implicados já deveriam ter sido julgados. Como a investigação ainda não tem prazo para conclusão, o ex-governador acredita que isso pode resultar em “impunidade dos malfeitores”.