A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 13, o convite para a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. O requerimento foi o primeiro aprovado pelo colegiado sob o comando do novo presidente, Nikolas Ferreira (PL-MG).
Essa foi a primeira sessão da comissão, depois da eleição para presidente, na quarta-feira 6, que resultou na escolha do deputado Nikolas Ferreira.
O convite para comparecimento de Santana foi proposto pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC) e subscrito por todos os deputados presentes. Os parlamentares desejam ouvir o ministro para que ele apresente as iniciativas do ministério, assim como os planos e projetos para o ano de 2024. Ainda não há uma data definida para o encontro.
Como presidente da comissão, Nikolas Ferreira iniciou os trabalhos com um discurso de conciliação entre governo e oposição, afirmando que tratará ambos os lados com respeito. A primeira sessão transcorreu em um clima pacífico, com poucas provocações entre os deputados.
A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) expressou seu lamento pelo fato de Nikolas Ferreira assumir a presidência. “Alguém que não tem envolvimento histórico com a pauta da educação assume a comissão”, disse a psolista.
“Se eu, que recebi 1 milhão de votos, não tenho legitimidade para estar aqui, quem terá?”, perguntou Nikolas Ferreira, ao rebater a parlamentar. “Quem me dá legitimidade é a população, deputada, não é a senhora. Estou na Câmara por uma eleição democrática e na Comissão pelas regras do regimento da Casa.”
Projetos são aprovados na primeira sessão da Comissão de Educação, com Nikolas Ferreira presidente
Além do convite para Santana, os deputados aprovaram requerimentos para a realização de audiências públicas sobre a instituição do Dia Nacional da Robótica e o estudo de línguas estrangeiras nos currículos do ensino fundamental e médio.
Ao encerrar a sessão, o presidente comentou com jornalistas o início dos trabalhos. “Acredito que quem acompanhou a comissão viu de fato que estou cumprindo aquilo que eu prometi, que é conduzir de forma republicana, fazer uma isonomia entre os pares da casa”, destacou Nikolas Ferreira. “Para a primeira reunião, acredito que é um excelente saldo. Conseguimos aprovar dois requerimentos, tivemos uma discussão ampla e espero que, com a boa disposição de todos, mantenhamos também da mesma forma.”
Foto destaque: Reprodução/Redes sociais
Foto 1: Marina Agostine/ Revista Oeste