Deputado Estadual, o bolsonarista Coronel David (PL) ganhou apoio de interlocutores do PL e do PP e passou a ser o principal nome para ser o candidato a vice na chapa da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP). Ele também soma pontos na disputa com os demais concorrentes por ser um bolsonarista conhecido em Campo Grande, ‘testado nas urnas’, além de ter influência no nicho da segurança pública, perfil que “casaria” bem com o da prefeita, que é evangélica e busca o apoio dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Aliados da prefeita ficaram animados com a boa aceitação do bolsonarista entre os partidos que apoiam Adriane Lopes. Até o momento, a coligação é formada por PP e AVANTE, partidos que sinalizam para o eleitorado de direita nas eleições municipais de 2024. Além disso, Coronel David agrada os pré-candidatos do PL, que num primeiro momento estavam desanimados com a aliança PP/PL.
Procurado pela reportagem do O Contribuinte, Coronel David disse que Bolsonaro terá peso na sua decisão. Ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e candidato a prefeito em 2016, Coronel David caminha para ter uma reeleição fácil na Assembleia Legislativa em 2026.
Conforme a redação apurou, a senadora Tereza Cristina (PP) estaria trabalhando para que Bolsonaro e Valdemar convençam o deputado a aceitar o desafio de compor chapa da prefeita. Jair Bolsonaro é o líder político do deputado estadual. A estratégia repete um movimento feito em São Paulo, onde o ex-presidente indicará o vice do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB).
O apoio do PL de Bolsonaro à reeleição de Adriane já está praticamente fechado, só faltando o anúncio oficial. O deputado estadual João Henrique Catan (PL), corre por fora e luta pela candidatura própria do partido nas eleições de 2024.