(67) 9 9123-6297 | ocontribuintebr@gmail.com

Pesquisar
Close this search box.

CPI do Consórcio Guaicurus: Dr. Lívio será presidente e Ana Portela relatora da comissão

A Câmara Municipal de Campo Grande definiu, nesta quinta-feira (20), os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte coletivo da cidade. O vereador Dr. Lívio (União Brasil) foi escolhido para presidir a comissão, enquanto Ana Portela (PL) assumirá a relatoria.

A CPI, que terá um prazo inicial de 120 dias, prorrogáveis por mais 60, tem o objetivo de apurar possíveis irregularidades na prestação do serviço de transporte público, incluindo o descumprimento de contratos e a fiscalização municipal.

A composição da comissão ficou definida da seguinte forma:

• Presidente: Dr. Lívio (União Brasil)

• Relatora: Ana Portela (PL)

• Membros: Júnior Coringa (MDB), Luiza Ribeiro (PT) e Maicon Nogueira (PP)

Investigação e Prazos

A CPI terá como foco três principais frentes de investigação:

1. Condições da Frota – Análise da idade média e máxima dos veículos em circulação, verificando se estão dentro dos limites contratuais e em condições adequadas de uso nos últimos cinco anos.

2. Equilíbrio Financeiro – Avaliação do impacto dos subsídios públicos concedidos ao Consórcio Guaicurus pela Prefeitura de Campo Grande, por meio das Leis Complementares 519/2024 e 537/2024.

3. Fiscalização e Cumprimento de Acordos – Verificação das ações da Agência Municipal de Regulação (AGEREG) e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (AGETRAN) na supervisão do serviço prestado após o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) em novembro de 2020.