O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos) informou, na noite da última quarta-feira (15), que atingiu a marca de 171 assinaturas de parlamentares necessárias para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).
O pedido já foi protocolado junto à Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. O requerimento foi feito na esteira de invasões de terras produtivas rurais por integrantes do MST no fim de fevereiro.
Na peça, Zucco cita o incremento de registros de invasões pelo MST em relação aos últimos anos e acusa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de influenciar as ações do grupo.
“O mais chocante, ainda, é percebermos que existe uma suposta influência por parte do governo federal na atuação deste grupo, uma vez que nos primeiros dois meses da nova gestão, o número de propriedades rurais invadidas já é maior que nos quatro anos de governo Jair Bolsonaro, quando foram registradas apenas 14 invasões de propriedades”, finalizou.